sábado, 24 de maio de 2014

Torcedores relembram passagem da Taça da Copa por Fortaleza, em 1994

Taça; Copa; Fortaleza; 1994 (Foto: Máximo Moura / Agência Diário)
Taça da Copa passou por Fortaleza em setembro de 1994 (Foto: Máximo Moura / Agência Diário)
Quase 20 anos depois, o objeto de cobiça de 32 seleções de futebol está de volta a Fortaleza. A Taça da Copa do Mundo ficará exposta neste domingo (25) e na segunda-feira, no Shopping Iguatemi, em contagem regressiva para a capital cearense sediar seis partidas do Mundial. Por onde passa, o troféu deixa rastros na memória dos fanáticos por futebol. Foi assim com o jornalista Pery Negreiros e com o empresário Éder de Oliveira, que, em setembro de 1994, puseram os olhos na Taça conquistada pela Seleção Brasileira aquele ano, nos Estados Unidos.

- Eu lembro que na época era bem menos restrito do que hoje. O Brasil tinha acabado de ganhar o tetra. A gente entrava em uma fila, podia tocar na Taça, tirar uma foto. Foi uma experiência legal, fui com minha mãe e o meu irmão. Não tinha essa cerimônia que tem hoje, isso de marcar horário, era bem mais democrático - relata Pery, hoje editor do caderno Jogada, do Diário do Nordeste. 

Em 1994, a Seleção Brasileira quebrava um jejum de 24 anos e voltava a levantar a Taça da Copa do Mundo, pela quarta vez, depois de Baggio isolar um pênalti, cena impossível de ser esquecida por Éder, que tinha apenas oito anos. Enquanto Romário, Dunga, Taffarel e companhia comemoravam, o menino chorava de emoção. O empresário lembra até mesmo a roupa que usava na final contra o Itália e o enredo de todos dos jogos do Brasil naquela edição. Quando a Taça chegou à capital cearense em setembro, Éder não conseguiu tocá-la, mas recorda a presença de Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 
- A figura que eu me lembro mais é a do Ricardo Teixeira. Ele estava com o Fares Lopes. Não registrei, porque tirar foto naquela época não era muito fácil. A gente chegou muito próximo, mas não tocou - lembra o empresário, que foi ao shopping em 1994 com os pais e os irmãos. 
Taça; Copa; Fortaleza; 1994 (Foto: Máximo Moura / Agência Diário )
Diferente de Éder, Pery levou câmera, mas não quis posar com a Taça. Fez foto do objeto solitário. Agora, o jornalista pretende ir novamente ao tour para fazer um comparativo do evento quase vinte anos depois. Já o empresário descarta a hipótese de fazer a mesma programação. Prefere assistir apenas aos jogos do Mundial ao lado da família, como sempre foi. Os dois, no entanto, têm um ponto em comum: apostam no Brasil campeão. E, se o time de Felipão não for hexa, acreditam que justamente a rival Argentina pode estragar a festa em solo brasileiro. 
- Acredito muito no Brasil e na Argentina, mais para o Brasil. Se não ficar nas mãos de um desses dois, será uma surpresa. Por ser na América do Sul, os jogadores de outros continentes vão sofrer com o calor. Acho que dessa vez não vai dar para os europeus - arrisca Pery. 
Fortaleza é a penúltima capital brasileira a receber o Tour da Taça da Copa do Mundo antes do início do Mundial. Nos dias 27 e 28 de maio, será a vez de Brasília, no estacionamento do Mané Garrincha.
Fonte: GloboEsporte.com

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites