História de Paulistana-PI


 
A cidade de Paulistana, chamava-se Paulista. A vila paulista foi elevada oficialmente à categoria de cidade no dia 01।01।1939 A legislação federal que proibia a duplicidade de topônimos das vilas e cidades brasileiras, atingiu o município de Paulistana, e assim em 30।12।1943, por decreto, passou a denominar-se Paulistana.

Reza a tradição que existem duas versões sobre a fundação de Paulistana.
A primeira delas refere que “a antiga vila originou-se de uma antiquíssima fazenda de criação de gado por volta de 1663. A fundação dessa fazenda deve-se ao pioneirismo do bandeirante Domingos Jorge Velho, quando das suas primeiras incursões em território piauiense”. A tradição afirma ainda que; “mais tarde em 1730, a fazenda que originou a antiga Vila de Paulista, passou a ser propriedade do bandeirante Valério Coelho Rodrigues, o qual, querendo homenagear o Estado que serviu de berço a sua mulher com o nome de Paulista, Ja que Dona Domiciana Vieira Martins era natural de São Paulo”.
Antiga estação Ferroviária da E.F. Teresina-Petrolina (Paulistana-PI)
A segunda versão sugere que: “a fundação da antiga Vila de Paulista originou-se de uma fazenda de gado de propriedade do bandeirante Valério Coelho Rodrigues, conhecido por Valério, o velho. Em fins do século XVIII, a fazenda já possuia uma capela construída sob suas expensas, e em torno da qual, se desenvolveu a povoação.
Inúmeros adventistas, vindos das províncias vizinhas, se estabeleceram nas imediações da fazenda que rapidamente cresceu, tornando-se, em pouco tempo, um núcleo populacional de relativa expressão.
Em virtude do crescente desenvolvimento da povoação, foi instituído um Juizado de Paz em 1829, e, em 1883, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, Padroeira da Cidade. No mesmo Ato foram estabelecidos os seus limites, ficando para o ano de 1888 sua instalação canônica.

Imagens: Portal Paulistanense e Blog Paulistana-PI 
Texto: Livro fragmentos históricos de Paulistana - Piauí

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites