quarta-feira, 9 de julho de 2014

Jovem paulistanense fala sobre intercâmbio no Chile; Veja!

Weverson está morando em Santiago, no Chile
O jovem paulistanense Weverson da Silva Neri, 14 anos, que atualmente está no Chile, através de um intercâmbio realizado pela SEDUC e pelo Governo do Estado do Piauí, falou com o Portal Paulistanense pela internet e falou um pouco sobre esta experiência.

Ele relatou que fez a inscrição e se preparou muito para fazer as duas provas da disciplina escolhida, no caso dele, espanhol. No final, as duas notas foram somadas as médias finais de matemática e português, resultando outra média. As 40 melhores médias do Piauí ganhariam o intercâmbio.

Weverson conseguiu, viajou e já estará retornando do Chile no dia 13 de julho. Ele nos falou que sua “família” do Chile é muito legal e que fez novos amigos. Disse que visitou diversos pontos turísticos chilenos e nos repassou algumas imagens destas visitas. Dentre os lugares que visitou está o Porto de San Antônio, Oceano Pacífico e as Cordilheiras dos Andes.

Cordilheira dos Andes


Navio da Marinha Chilena


Porto de San Antônio
A casa de sua família chilena fica na capital Santiago. Perguntamos o que ele estava achando desta experiência e ele nos respondeu: “Estou gostando. Tudo foi incrível. Conhecer outras culturas, costumes e pratos foi muito proveitoso.” Também perguntamos o que ele tinha achado da sua nova família e ele respondeu: “Estou gostando muito, todos me tratam com muito amor e sempre me ajudam no que precisam”.

Colegas de escola

Família chilena

Recepção
Weverson e sua família chilena
Em tempo de Copa do Mundo, perguntamos como tinha sido assistir o jogo entre Brasil x Chile nas oitavas de final, já que era um brasileiro morando com uma família chilena e ele nos respondeu: “Foi complicado, briguei com a escola inteira, estavam confiantes que o Chile venceria o Brasil, mas no final, deu Brasil.” O jogo foi emocionante e apreensivo, foi decidido apenas nos pênaltis. Imagina sendo que você estava no país contrário ao seu de origem.

Continuando a entrevista, perguntamos sobre os pratos típicos do Chile e o que ele estava achando. Ele nos relatou que experimentou várias e que gostou. Falou que são bastante estranhas, mas que são saborosas. Iniciou falando sobre o cachorro quente chileno que é feito com pasta de abacate. Também falou sobre o Pastel de Choclo que é feito com milho ralado, carne moída e ovos cozidos: tudo batido junto assado no forno.

Encerrando a entrevista, perguntamos se ele estava ansioso para retornar à Paulistana e ele nos respondeu: “Muito! Estou com saudades da minha família, dos meus amigos e das comidas de minha ‘terrinha’.”


Weverson estudava na Unidade Escolar Paulistana e quando voltar a Paulistana-PI quer continuar estudando lá. Além dele, outros dois estudantes da U.E. Paulistana ganharam o intercâmbio.

Edição e Publicação: Portal Paulistanense

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites